segunda-feira, 16 de janeiro de 2012


 (DLA)  
O QUE NOS TORNA MAIS SEXY?
Você já se perguntou o que é o sex appeal? Este termo anglo-saxão tão familiar é imediatamente identificado com a atração física e sexual, ou com o conjunto de características que tornam uma pessoa física ou sexualmente mais sedutora. Mas quais são estas características? Por que uma pessoa nos atrai mais que outras? Evidentemente, ambas as perguntas tem sido objeto de todo tipo de estudos em universidades e instituições científicas.

Apesar de ser difícil chegar a conclusões 100% acertadas, existem certos fatores que parecem interferir no secreto e complexo mundo da atração. Entre eles, a importância do casal se apoiar nas mesmas crenças, gostos e valores; a complementaridade (os casamentos felizes se baseiam na capacidade de cada um de satisfazer as necessidades do outro); a competência; a atração física (certos estudos indicam que as pessoas de grande beleza física também são percebidas como psicologicamente atraentes); e a cultura, seja entendida como sabedoria (conjunto de conhecimentos que permite a alguém desenvolver um julgamento crítico) ou como expressão das tradições de um determinado povo. Neste sentido, entende-se que as pessoas que vivem em países distantes de sua terra natal se aproximem dos que entendem e compartilham o mesmo sentimento cultural. No entanto, não se deve esquecer que as diferentes culturas também possuem critérios muito diversos sobre o que constitui a beleza física, variando inclusive com o passar do tempo. Pode-se observar isso em relação à figura da mulher ideal. Em geral, sempre se considerou que a beleza facial era mais importante na mulher que no homem. Mas nos últimos anos, seu peso e sua estatura têm determinado o padrão de beleza por excelência.

Por outro lado, certos autores também consideram que as pessoas percebem seus sentimentos pelo outro em termos de utilidade, ou seja, quanto maior a recompensa, maior é a atração. Em outros termos, nossas atitudes em relação aos outros podem ser influenciadas pela avaliação das recompensas que eles podem nos proporcionar. Por isso, muitas pessoas se sentem atraídas por outras de maior poder aquisitivo. 
 
 Fonte: http://discoverybrasil.uol.com.br/web/sex/sexy/?cc=BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário