domingo, 21 de agosto de 2011

1° ano de curso e chá de fralda da Vanessa

                                   É parece até que começou ontem mais jah faz um ano!!!

                                                  

                                    As gravidinhas da Bio... Daliane, Aline e Vanessa.

A importância das aulas práticas de Biologia

A importância do trabalho prático é inquestionável na disciplina de Ciências e Biologia e deveria ocupar lugar central no seu ensino, (Smith, 1975). No entanto, o aspecto formativo das atividades práticas experimentais tem sido negligenciado, muitas vezes, ao caráter superficial, mecânico e repetitivo em detrimentos aos aprendizados teórico-práticos que se mostrem dinâmico, processuais e significativo (Silva e Zanon, 2000).

Para os alunos as aulas práticas despertam interesse e torna-se uma ferramenta infalível para tornar a aula mais prazerosa. É com gratificação que hoje, os alunos da E. E. Dom Gino podem desenvolver em sala as aulas práticas com auxilio do microscópio óptico, reagentes, e materiais de laboratório necessários para montagem de lâminas para observação.

Mas, é claro que nem todas as escolas possuem instrumentos e aparelhos sofisticados, mas não significa que não se pode realizar nenhuma atividade prática, ao contrário, é necessário criar as condições concretas para que as mudanças ocorram e alcancem a melhoria da qualidade de ensino incentivando as aulas práticas, pois a escola deve buscar fórmulas que permitam aos alunos organizar se tornar responsável pelos espaços cada vez mais amplos no processo de aprendizagem.

Sendo assim, a abordagem prática poderia ser considerada não só como ferramenta do ensino de ciências na problematização dos conteúdos como também ser utilizada como um fim em si só, enfatizando a necessidade de mudança de atitude para com a natureza e seus recursos, pois, além de sua relevância disciplinar, possui profunda significância no âmbito social. (Vasconcelos et al., [s.d]).
"Como professora de Biologia acredito que a prática permite descobrir e redimensionar o conhecimento que é abstraído através da teoria. Trabalhar com experiências é realmente muito importante para desenvolver habilidades de raciocínio no aluno e motivá-lo para o aprendizado ao aplicar os conteúdos em situações do dia-a-dia. O ponto de partida para a elaboração de uma aula prática e transformar a sala de aula no laboratório de CIÊNCIAS,caso não tenha o laboraório e saber qual o objetivo que se quer atingir com a experiência." 
                                                                                                             Profa. Dina Carvalho.
                                                                                                            E. E. Dom Gino Malvestio


FONTE: http://www.seducparintins.net/?secao=ler_noticia&noticia=386

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

As gravidinhas da Biologia!!!

                                                   A gatona Renágylla Mamãe da Gatinha "Maria Fernanda"
A Daliane mamãe do "Kawendel"

As duas gatíssimas " Daliane e Vanessa " gravidíssimas...

Vanessa futura mamãe de um garotão

Essa é a Mãmãe da Maria Luísa e da Maria Fernanda

sábado, 30 de julho de 2011

Formas de Energia

A primeira e mais primitiva forma de energia é a energia humana, a energia produzida pelos músculos humanos.
A primeira demonstração de inteligência do ser humano acontece quando ele passa a utilizar o fogo (energia térmica). Essa fase é chamada de Idade do Fogo.
Num segundo instante, o ser humano aprende a tirar vantagens da energia humana de outros seres humanos. Cria a escravatura e ganha muito dinheiro com isso. Essa fase é muito triste e durou muitos milhares de anos. Os faraós no Egito, os grandes descobrimentos. Até nos dias de hoje encontramos esse tipo de exploração.
Depois ele descobre a energia dos animais (bois, vacas, cavalos) e passa a explorar esses coitados. Menos mal.
Descobre a energia dos ventos e cria o moinho. Dom Quixote vê nos moinhos uma ameaça para a raça humana e resolve combater os moinhos.
Vem o Watson e cria a Máquina a Vapor e começa a Era Industrial. Surge também os veículos, o automóvel, o barco a vapor, etc. Surge a Era Industrial. Consumo, emprego para todos, desenvolvimento, conforto.
O grau de utilização de energias na escala acima demonstra o grau de desenvolvimento das nações.
Em alguns países ainda se usa a energia humana, também tem países usando a energia do carvão mineral.
As energias existem em diversas formas:
Energia Cinética - Aquela que está contida em um corpo em movimento. Imagine um carro em alta velocidade. Ele possui uma grande quantidade de energia cinética. Quando ele bate em uma parede e pára, toda a energia cinética é utilizada para amassar o carro.
Energia Térmica - É conhecida também como energia calorífica, o calor. Serve para esquentar as coisas, fazer comida, esquentar a água do chuveiro, derreter o aço e muitas outras coisas.
Energia Potencial - Aquela produzida pelo corpo por estar em alturas diferentes. Segure um ovo em determinada altura. Por estar em certa altura, ele possui uma certa energia potencial. Ao largar, o ovo cai e vai se espatifar no chão. Quem espatifou o ovo foi a energia potencial nele contido.
Energia Elétrica - Aquela que está presente na eletricidade. Um fio elétrico transporta energia elétrica que poderá fazer girar o eixo de um motor. acender uma lâmpada, esquentar a água do chuveiro, ligar uma TV, um computador, etc.
Energia Calorífica - Aquela que é desenvolvida através do calor. Uma panela de água no fogão vai produzir muito vapor de água que sai sob pressão. Veja uma panela de pressão. O valor sai pela válvula com muita força.
Energia Atômica - Aquela que é produzida a partir da desintegração do núcleo do átomo. O núcleo do átomo, ao se desintegrar, libera uma quantidade muito grande de calor. Esse calor pode aquecer uma caldeira e o vapor prozudido nessa caldeira poderá produzir eletricidade em um gerador.
Energia Nuclear - A mesma que energia atômica.
Energia Química - Aquela que é liberada em uma reação química. Jogue uma colherinha de Sal de Fruta em um copo com água. Vai sair um monte de bolhas produzida pela energia química que está sendo liberada e que estava guardada no sal de frutas.
Energia Humana - Aquela que é produzida pela pessoa. Quando você transporta uma cadeira de um local para outro está utlilizando a energia humana.
Energia Animal - Aquela que é produzida pelos animais. Quando você quer levar um saco de batata de um local para outro, você pode utilizar um cavalo para isso. Neste caso você estará utilizando a energia do animal (cavalo).
Energia Eólica - Aquela que está contida no vento em movimento. Quando o vento bate nas pás de um catavento faz as pás se moverem.
Energia Solar - Aquela que é emitida pelo sol na forma de radiação. Essa radiação caminha milhões de quilometros até chegar à terra. É empregada pelas plantas para acionar o processo de fotossíntese que transforma o dióxido de carbono em carbono para formarem as folhas e os caules.
Energia Mecânica - Aquela que produz movimento. Todo objeto em movimento possui esta energia. Quando o eixo de um motor gira, está transmitindo energia mecânica.

Energias alternativas “A energia, tal como a matéria, não se produz nem se consome, mas sim transforma-se.”
O PLANETA NOS FORNECE TODOS OS MEIOS DE SOBREVIVÊNCIA FAÇA0MOS A NOSSA PARTE CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS QUE ELE NOS FORNECE!!!

Fonte: http://www.ebanataw.com.br/roberto/energia/ener2.htm

domingo, 24 de julho de 2011

Em breve teremos novidades aguardem ...





Mangue vegetação importante

                                            Trilha dos pés pretos...
                                         Mangue vermelho
                                             Berçário de caranguejos
                                         Museu da sabiaguaba
            
                       Os manguezais desempenham importante papel como exportador de matéria orgânica para os estuários, contribuindo para a produtividade primária na zona costeira. Por essa razão, constituem-se em ecossistemas complexos e dos mais férteis e diversificados do planeta. A sua biodiversidade faz com que essas áreas se constituam em grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies típicas desses ambientes, como para animais, aves, peixes, moluscos e crustáceos, que aqui encontram as condições ideais para reprodução, eclosão, criadouro e abrigo, quer tenham valor ecológico ou econômico.
                      Com relação à pesca, os manguezais produzem mais de 95% do alimento que o homem captura no mar. Por essa razão, a sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno.
                      Com relação à dinâmica dos solos, a vegetação dos manguezais serve para fixar os solos, impedindo a erosão e, ao mesmo tempo, estabilizando a linha de costa.
                      Entre os problemas mais observados destacam-se o desmatamento e o aterro de manguezais para dar lugar a portos, estradas, agricultura, carcinocultura estuarina, invasões urbanas e industriais, derramamento de petróleo, lançamento de esgotos, lixo, poluentes industriais, agrotóxicos, assim como a pesca predatória, onde é muito comum a captura do caranguejo-ucá durante a época de reprodução, ou seja nas "andadas", quando torna-se presa fácil. É preciso conhecer e respeitar os ciclos naturais dos manguezais para que o uso sustentado de seus recursos seja possível.
                        Preserve a natureza você precisa dela!!!!!!!
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguezal

Visitas da turma

                                Com a querida prof. Alcione...
                                          Só nosssa turma
                                             Com a prof. Rita
                                           O prof Marcelo
Com o querido Jean e o Rusty
Nossas aulas de campo são sensacionais!!!

Nosso blog está pronto...

A turma de Biologia de Pentecoste a pedidos agora tem um blog para postar suas aventuras...
Confira tudinho !!!